Ligue : (48) 3039-0589
R. Vitor Konder 125, Sala 704, Centro, Florianópolis - SC
  • Post Por
  • Data
    7 de abril de 2021
  • Comentários
    0
Alguns idosos precisam de pouca ajuda, como, por exemplo, ir e voltar do supermercado, médico, banco, etc. Outros necessitam de mais atenção nas atividades diárias, comer, tomar banho, vestir-se, tomar medicamentos e administrar o dinheiro, etc. Cuidar de um idoso, pode ser uma das experiências mais gratificantes da vida, mas às vezes também pode se tornar estressante. Isso é especialmente verdadeiro se este tiver demência ou precisar de cuidados 24 horas por dia. A maioria dos cuidadores são cônjuges / parceiros ou filhos adultos. Eles podem ter seus próprios problemas de saúde, ter filhos para cuidar, trabalhar fora de casa, ou outras tarefas. As funções adicionais de cuidar de uma pessoa idosa podem levar a uma fadiga física e/ou emocional excessiva.

Se você é cuidador ou cuida de algum familiar, nós temos algumas sugestões:

Obtenha informações

É provável que um idoso de quem você cuida tenha vários problemas de saúde. Eles podem tomar alguns medicamentos e consultar várias especialidades médicas para controlar essas condições.  É útil acompanhá-lo às consultas médicas para aprender sobre seus problemas de saúde e como eles podem mudar com o tempo. 

Deixe o idoso ser o mais independente possível

Facilite as tarefas para que o idoso continue fazendo certas coisas com total independência. Você pode colocar um assento antiderrapante no chuveiro, instalar “barras de apoio” no banheiro e próximo à cama, mover itens usados ​​com frequência para as prateleiras mais baixas, ou obter abridores de lata e outros utensílios de fácil manuseio. 

Peça ajuda a pessoas de confiança

Peça ajuda para familiares e amigos de confiança ou aceite ajuda se for oferecida. Explique o que precisa ser feito, mas tente não criticar. O importante é que suas necessidades sejam atendidas, mantendo sempre o respeito e afeição para com o idoso.

Cuide de você também

Reserve um tempo para você. Se alimente bem, se exercite, relaxe e divirta-se. Programe uma pausa e descanse. 

Não leve nada para o lado pessoal

Caso um idoso tiver demência, problemas mentais ou emocionais, ele pode ficar com raiva ou dizer coisas que magoam. Lembre-se, isso se deve à doença. Tente não levar a sério. 

Converse sobre o que você faz

Falar sobre suas experiências e sentimentos pode tornar o cuidado menos estressante. Considere ingressar em um grupo de apoio ou conversar com pessoas de sua afinidade. Fonte: https://www.healthinaging.org/tools-and-tips/tip-sheet-avoiding-caregiver-burnout
Tags Populares:
Buscando Médico Geriátrico?

Agende sua Consulta

× WHATSAPP