Ligue : (48) 3039-0589
R. Vitor Konder 125, Sala 704, Centro, Florianópolis - SC

Investigação de Quadros de Demências

A síndrome demencial é caracterizada por declínio cognitivo adquirido, cuja intensidade é capaz de interferir nas atividades profissionais e sociais da vida diária do indivíduo. Segundo a definição do DSM5 deve haver um declínio cognitivo em uma ou mais das seguintes áreas ou domínios cognitivos como atenção, funcionamento executivo, aprendizado e memória, linguagem, percepção motora e cognição social.

As demências ocorrem mais freqüentemente em indivíduos idosos, e a prevalência de demência dobra a cada cinco anos a partir dos 65 anos de idade. O envelhecimento populacional é um processo mundial e, como resultado, as conseqüências socioeconômicas relacionadas aos quadros demenciais, que já são enormes, se tornarão ainda maiores em decorrência desse processo.

As diferentes causas de demência podem estar relacionadas não apenas a quadros neurológicos primários, mas também a condição médica sistêmica, a efeitos persistentes de abuso de substâncias, ou à combinação desses fatores. Devemos lembrar que o diagnóstico de demência não deve ser feito na vigência de delirium (situação clínica em que há agudamente um déficit global da atenção, geralmente causado por doenças clínicas).

Buscando Médico Geriátrico?

Agende sua Consulta

× WHATSAPP